Fotoequilíbrio é a linha de proteção solar da Natura. O mercado brasileiro de proteção solar é o maior do mundo, segundo dados do Euromonitor, e é a categoria que mais cresce no mercado brasileiro de CFT (cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal), de acordo com o Sipatesp. 
Desde 1989, a Natura já seguia os padrões mundiais da categoria, oferendo alta proteção não só contra raios UV mas também contra os raios UVA. Na época de seu lançamento, em 2000, Fotoequilíbrio era a única linha do Mercado que comprovava e declarava a proteção UVA. 
Eis que 12 anos depois, a ANVISA introduziu uma nova legislação que regula o Mercado brasileiro de proteção solar com medidas mais rigorosas.  Como Fotoequilíbrio já se enquadrava nas novas medidas, para o verão de 2012/13 a Natura procurou a Tátil para desenvolver uma nova linguagem, mais clara e didática para o produto, explicando o que são e o que causam os raios UVA e UVB. Foi a primeira vez que o fator de proteção UVA foi colocado no rótulo frontal da embalagem, juntamente com o fator de proteção UVB. 
O trabalho de estratégia neste projeto foi investigar os territórios conceituais da categoria de proteção solar e encontrar uma forma de conscientizar os consumidores de forma clara e eficiente, como fazem os dermocosméticos, e ao mesmo tempo celebrar os prazeres de uma relação saudável com o sol, da maneira como fazem os bronzeadores. A embalagem já tinha um shape bem autêntico, e a tampa anti-areia funciona é um diferencial positivo, portanto a principal mudança foi feita nos rótulos de toda linha, bem como na linguagem da comunicação nas revistas Natura 
O design é de Paloma Valls e Renata Rodrigues sob direção de Fernanda Saboia.
Back to Top